Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO DE CAPAS RETRATA DITADURA NO BRASIL DE 1964

EXPOSIÇÃO RETRATA ÉPOCA DO INÍCIO DA DITADURA NO BRASIL


Instituição do AI 5 e suspensão do Congresso em 1968
Foto: Marcelo do Vale
 Exposição de capas de jornais antigos acontece no hall superior da Câmara Municipal de Goiânia. Elas retratam momentos históricos brasileiros e internacionais, como o início da revolução de 1964, no Brasil, a morte de Getúlio Vargas, que muitos acreditam que não tenha sido suicídio, a suspensão do Congresso brasileiro, o famoso AI 5 e tantos outros fatos históricos.

Suicídio de Vargas em 1954
Foto: Marcelo do Vale

Importante que nossa geração pós-ditadura tenha conhecimento destes fatos para que não caiam na tentação das ditaduras. Governo de qualquer natureza que não seja democrático não se ajusta para o Brasil. E a democracia é mesmo assim feita de controvérsias, de incoerências, mas também de diálogo entre forças nem sempre iguais. Não sou partidarista, não sou “A” ou “B”, mas os fatos estão aí e é bastante apenas vê-los. Durante quantos anos Lula tentou a presidência? As elites tinham medo do que ele poderia fazer quando estivesse no poder. Entretanto, para se eleger teve que negociar com as mais diversas classes socioeconômicas e, quem sabe, até com organismos internacionais.

O Pasquim foi um jornal que lutou com humor
contra a ditadura
Foto: Marcelo do Vale
Nesta mão de direção, por mais divergentes que fossem suas opiniões e vontades, acabou sendo um ótimo estadista, projetando o Brasil no cenário internacional, tirando o país da palidez do olhar dos países do primeiro mundo e colocando-o como de forma reconhecida neste primeiro mundo. Não estou aqui analisando sua atuação na política interna, se cumpriu ou não suas promessas e metas de criação de postos de trabalho etc. Estou apenas enfatizando que democracia é isso: uma força antes em desvantagem, que se agrega a outras para ter valor e alcançar objetivos. Isso é democracia.
Não me importo se desconsideram minha opinião, como também não me importo de ouvir opiniões esdrúxulas. Faço como Voltaire: “não concordo com nada do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizer”. Portanto, sou liberal e, como tal, só me serve a democracia.
A exposição conta com muitas outras capas, como disse, inclusive de matérias internacionais, e vai até o dia 28 deste mês. A Feira do Livro se encerra hoje. Ainda é possível visitá-la até às 17 hrs. É uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Iram Saraiva, do PMDB.

Nenhum comentário: