Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Legítimo SRD em evidência

A adoção de animais não chega a ser uma política pública, mas, com certeza, é um movimento bem abrangente. Um animal de raça, com pedigree e bonitinho custa por volta de R$ 700,00 a R$ 2.500,00,  dependendo da raça e do sexo. Há animais para as mais variadas finalidades e, por isso, é importante que o futuro proprietário saiba bem o que quer de um animal para depois escolher a raça.

Entretanto, existe uma raça boa para todas as finalidades. Serve como companheiro, cuidador de quintal, para brincar com as crianças ou mesmo com gente grande etc. É um legítimo SRD, também chamado por uns de "Yellow Dog" ou "Street Dog". São mais de 400 raças puras catalogadas pelos aficcionados. Portanto, apesar de não ser puro, o nome da raça pode ficar a cargo do grau de sofisticação de cada proprietário. É o famoso vira-lata que, se bem cuidado, não tem problemas de saúde, sendo naturalmente bem resistente a esse tipo de problema que afeta mais os cães de raça pura. Pode-se conseguir um em qualquer lugar que esteja doando animais. Centros de zoonoses, clínicas veterinárias, órgãos que recolhem os animais nas ruas e cuidam deles até que um novo dono apareça, pessoas que conhecem outras que têm animais para doar etc. Custo de aquisão: zero.

Apesar de não existir custo de aquisição, é bom levar a um veterinário logo que pegá-lo ou antes, se for possível. Vacinar o animal, vermifugá-lo, dar um bom banho e por aí vai. Depois, é correr para o abraço. Ele só precisa de três coisas: água, ração e carinho. Recebendo esses itens, ele dá muito em troca. A grosso modo, os momentos iniciais do animal na companhia de um novo dono podem ser comparados à compra de um carro usado. Mesmo que o vendedor tenha dito que foi feita uma revisão no veículo, compensa trocar óleos, verificar as correias, freios etc. Isto pode evitar surpresas desagradáveis e ninguém quer adotar um animal ou comprar um carro para ter problemas.

Nenhum comentário: