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sábado, 22 de janeiro de 2011

Trânsito e intervenções pontuais

O trânsito em qualquer lugar do mundo sempre tende a ser caótico. No Brasil, com o estímulo que foi dado pela política econômica federal para a compra de carros novos, as ruas se encheram mais ainda. Se o carro zero ficou mais acessível, o usado viu sua desvalorização e quem não tinha um passou a ter.

Com isto, ruas cheias em horários fora de início e fim de expediente e congestionamentos constantes em alguns gargalos. No horário de rush, loucura total. Hoje mesmo, uma hora na Av. Anhanguera, do centro para a BR 153. Não havia acidentes ou carros enguiçados. É o trânsito aparentemente normal, apenas levando-se em conta o fim do expediente de um sábado.

Faz bem o prefeito Paulo Garcia (PT) em fazer intervenções pontuais na esperança de uma pequena melhora em determinado local. Entretanto, é sabido que uma pequena intervenção pode não ser apenas pontual, como a simples mudança de local de um ponto de ônibus. Esta aparentemente pequena alteração traz consequências sistêmicas, como alteração de vagas para estacionamento, comércios que serão prejudicados e outros que serão beneficiados; ruas que não têm estrutura para fluxos maiores de trânsito e que logo terão sua pavimentação prejudicada.

Os dados estatísticos estão à disposição das autoridades municipais de trânsito. Por que não fazer uma projeção da quantidade de veículos para daqui a 10 anos e começar a trabalhar para a implementação de uma política pública de longo prazo de trânsito desde já? Viadutos serão necessários, bem como estacionamentos verticais. Quanto aos estacionamentos, parabéns ao Executivo por estar incentivando suas construções verticais com incentivos fiscais.

Pelos dados do IBGE, senso de 2010, Goiânia tem 1,3 milhões de habitantes, distribuídos por uma área de 733 km². Em que pese a retração econômica do Governo Federal, aumentando as taxas de juros para períodos de crédito superiores a 60 meses, ainda espera-se um crescimento econômico na ordem de aproximadamente quatro por cento para 2011. Autoridades da engenharia de trânsito, mais veículos estão por vir!

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